O tal do chá de hibisco

Não sei se já faz muito tempo, mas o chá verde parece estar perdendo lugar. Eu nunca fui uma “teaholic”, não sou adepta de chás para emagrecer, eu gosto de ir à academia e fazer dieta por conta própria porque eu tenho pressão baixa e chás assim (reguladores de pressão) me fazem mal, infelizmente. Porém, outro dia eu estava na cozinha da minha casa e vi minha irmã e minha mãe tomando um chá roxo muito diferente e me chamou muita atenção, elas me disseram que era chá de hibisco e eu confesso que não conhecia, fiquei curiosa.

São muitos benefícios, estive lendo por aí, me surpreendi e resolvi compartilhar com vocês com linguagem menos “acadêmica” que artigos medicinais.

  • Acelerador do metabolismo: uma das propriedades desse chá é a de acelerar o metabolismo. Isso quer dizer que se você estiver fazendo alguma dieta, ele auxiliará você a perder peso mais rápido. Entenda também que não é nada milagroso, não pense que você vai comer o mundo inteiro, vai tomá-lo e vai obter resultados porque não é assim que funciona.
  • Facilita a digestão: minha mãe e minha irmã costumam a tomá-lo depois do almoço e creio que seja o horário ideal. Primeiro porque ele facilita a digestão e segundo porque outra propriedade que ele possui é a de diminuir os índices de glicose e lipídio no sangue (por isso ele também ajuda pacientes com diabetes tipo 2) que costumam a ficar maiores depois de refeições “pesadas” como o almoço. Além disso, ele ajuda a diminuir o mau colesterol.
  • Combate à hipertensão: o chá de hibisco possui a propriedade de diminuir a pressão na parede dos vasos sanguíneos e isso também ajuda na circulação. 
  • Efeito diurético: esse efeito é extremamente útil para nós. Eu tenho muito problema com retenção de líquido, principalmente na tpm, me sinto pesando 300 kg e vocês sabem bem como é horrível. Assim como o chá verde, por ter efeito diurético (você passa a urinar mais ao tomá-lo), ele ajuda a “desinchar” e melhorar esse problema. Outro ponto importante é que o efeito diurético aliado a propriedades antiinflamatórias podem ajudar no combate à nossa “querida” celulite. Claro, isso se você aliar exercício físico e dieta, pois ele serve apenas como um “potencializador”.
  • Laxante suave: ele possui quantidades significativas de fibras e para quem tem intestino preso ou preguiçoso, ele é uma boa pedida. 
  • Diferenças entre chá de hibisco e o chá verde: o teor de cafeína do chá de hibisco é menor, o gosto, dizem, é “menos pior” (a cara que minha mãe fez ao tomá-lo diz o contrário). Ambos fornecem muitas vitaminas (como a C e B1, por exemplo), mas um dos diferenciais do chá de hibisco é o cálcio, que como sabemos, ajuda a fortalecer nossos ossos. 
  • Modo de preparo: o modo de preparar é o modo convencional mesmo, ferver, abafar por alguns minutos, coar e beber. Usa-se uma xícara das folhas para cada litros de água. Para uma xícara de chá apenas, usa-se 1 colher de sopa rasa. 
  • Quanto posso tomar? Para qualquer chá, seja ele qual for, o ideal é não passar de 3 xícaras para não sobrecarregar o fígado. Tome sempre entre as refeições ou logo depois delas, não tome o chá de hibisco em jejum, pois você poderá ter hipoglicemia (queda de glicose no sangue) ou coisas mais sérias, então é melhor ter cuidado. 
  • Contra-indicações: se você tem problema de pressão baixa, costuma a ter hipoglicemia ou se você tem metabolismo muito acelerado, ele deve ser evitado, pois pode te fazer mal. Gestantes também devem evitá-lo ou procurar um médico caso ainda sim queiram tomar. 
  • Atenção: o hibisco usado para fazer chá é diferente do hibisco que vemos em jardins. Não vá me fazer a índia e sair roubando hibisco do jardim dos outros, pelo amor de deus. Compre o chá de hibisco em casas especializadas em vendas desses produtos. 
Para ter informações mais aprofundadas, veja aqui ou aqui.
E você, já conhecia o chá de hibisco ou costuma a tomá-lo?
Beijos!
12 comentários sobre “O tal do chá de hibisco

  1. Eu nunca fui gorda tipo a nova participante do BBB que se acha gostosa, mais sempre tive o corpo com curvas (bem pião isso pqp) Enfim, depois que namorei engordei 5/6 kg usava manequim 36 e fui pro 42 ainda coloco fogo na casa do meu ex hahahhaha começei a fazer simulador de caminhada+exercicios no coxonete, não curto academia porque aqui aonde eu moro academia fede igual lixão pelo menos 3 que fui conheçer, enfim e to tomando o chá de hibisco com semente de chia, e é imprecionante como emagreci na verdade fiquei melhor do que antes segundo minha mãe, então não vale hahahahaha, mentira todo mundo fala mesmo! Conheçe a semente de chia Nyle? Parece aquelas bolinhas d’aguá que no começo são pequenas e de repente aumentam, faz um bem danado pro intestino sem contar a diferença nisso que eu tenho e chamo de culote. Vale muito a pena! Eu acho o gosto muito ruim, mais é só botar um pregador no nariz e fica tudo ok, beijos.

  2. Nyle e eu queria também te mostrar esse site http://aneldeconsumo.com.br/ não sei se você já conheçe, porque conheçi o Laços de Filó através de você e como eu não consigo mais parar de escrever aqui vim te mostrar sou apaixonada pela maioria dos anéis. E queria saber também se você conheçe o botox capilar e se já comprou algum delineador em gel e se tem conhecimento das sombras em pigmento da Vult que parecem ser lindas. É pergunta que não acaba mais, haja paciência hahahaha beijos linda.

  3. Recomendo!! bebo chá de hibisco há uns 3 anos.Faço ele forte e levo em garrafinhas prá lá e prá cá,como tem um efeito diurético importante me livra de muitos incômodos causados pela retenção de líquidos. É NATURAL!! Isso faz muita diferença!! Beijinhos

  4. Oi , comprei o chá de hibisco a alguns dias e estou tomando, mas o que eu compre tem um cheiro horrível , quase insuportável, gostaria de saber se o cheiro é assim mesmo oi sera que comprei algo estragado ? por favor me responda, aguardo anciosamente sua resposta

    1. Nirlene, eu não conheço o cheiro do chá de hibisco, mas se está muito forte, possivelmente pode estar estragado sim!

Comente!

