Para que serve a água termal?

Você já deve ter ouvido por aí esse papo de água termal, mas a questão é: o que é e para que serve. De antemão, digo que não é um item barato, também não é um item indispensável, você não vai “morrer” se não a tiver. Porém, é um item tão versátil e útil que acaba valendo muito a pena ter, mesmo.

Quando se fala água termal, algumas pessoas podem pensar “e daí? É só uma água, na torneira da minha casa tem”, mas não é bem assim. Água termal não é qualquer água, é uma água rica em minerais e com propriedades terapêuticas também. Hidrata, acalma a pele, tem propriedades antiinflamatórias, além de outros benefícios. Eu diria que também faz bem psicologicamente porque eu me sinto milionária borrifando esse negócio no rosto, quase uma Val do Mulheres Ricas da Band.

Como posso usar a água termal?

Como eu já disse no começo do post, ela é extremamente versátil. Veja suas funções:

  • Hidratação: uma das característica que eu mais gosto na água termal é a propriedade hidrante. Quando o rosto está “repuxando” ou você vê que a pele está levemente rachada, basta borrifar a água termal e ver que poucos segundos depois, a área já está com mais viço. No frio isso é muito útil e em lugares com ar condicionado também.
  • Pele sensível: quando a pele está muito sensível seja já por qualquer motivo, borrifar água termal ajuda muito. Eu tenho muito esse problema ao me depilar com cera quente, depois que volto minha pele fica muito sensível, cheia de bolinhas vermelhas por eu ser muito branca, então borrifo água termal para acalmá-la. 
  • Umedecer pincéis: basta dar uma pequena borrifada no pincel que já sai a quantidade suficiente. Isso nós podemos fazer com qualquer água, mas se a água termal também serve para isso, melhor ainda.
  • Diluir base: quando a base tem cobertura muito alta e você quer dar uma diluída para não ficar muito pesada, coloque a base no dorso da mão, borrife um pouco de água termal, misture com o pincel e aplique no rosto. Além de ficar com aspecto mais natural, também hidrata a pele.
  • Diluir corretivo: corretivos muito cremosos frequentemente podem “craquelar” ou ficar com aspecto rachadinho ao redor dos olhos. A água termal também ajuda nisso, seria o mesmo que misturar corretivo com hidratante facial, mas a diferença é que a água termal não pesa e exerce a mesma função.

Não quero comprar água termal, posso substituir?

Sim, pode. Porém, tenha em mente que a água da torneira, filtrada ou água mineral não terão as mesma propriedades. Não hidratarão e nem proporcionarão propriedades terapêuticas como a água termal. Se seu intuito é apenas umedecer pincel para aplicar sombra, por exemplo, qualquer água em um borrifador resolverá seu problema. Agora, para as outras funções, não tem jeito: água termal.

UPDATE: duas opções cruelty free (e extremamente mais baratas) para a Água Termal são os hidrolatos da Bio Essência e as Águas (tem a Biológica – resenha aqui-, para pele mista a oleosa e a Nutritiva, para pele seca) da Livealoe.

Onde comprar?

Em grandes farmácias você encontrará facilmente, na Sack’s também. A marca Vichy trabalha com “mini-preços”, paguei cerca de R$ 29,00 em 50 ml, na DrogaRaia.

UPDATE: nesse site de Portugal, você consegue comprar água termal da La Roche, Vichy e Avéne a partir de R$ 7,00. O frete não é tão caro (visto de onde vem) e é uma opção boa para quem não quer pagar tão caro em água termal aqui no Brasil.


5 comentários sobre “Para que serve a água termal?

  1. Agúa termal, e eu achando que isso era pra jogar no banheiro sei lá? Hahahahaha eu quero muito, minha pele é oleosa e ressecada ao mesmo tempo vai entender essa bagaça, e quando depilo o bigódon aparece umas bolinhas vermelhas pelo visto é ótimo pra isso! Nyle arrasando, muito sucesso o blog tá ótimo.

    1. “depilo o bigodon” HAHAHAAHAHAHAHAHAAHAHAHAAHAH fiquei 5 minutos rindo disso. Então, ela ajuda, lógico, não vai sumir com as bolinhas instantaneamente, mas ajuda a acalmar sim.

  2. Olá, eu também uso a água termal pra tudo. Quando usamos pra diluir base, por exemplo, o aspecto fica mais natural e a pele do rosto ganha maior viço. Uso diariamente, duas vezes por dia. Serve como um hidratante pra pele também e o mais legal é que quando aparece alguma espinha, já borrifo água termal nela , e faço isso todos os dias, bem em cima mesmo, aí então ela nem chega a ficar vermellha. Ou seja, a água termal interrompe a evolução, digamos assim, das tão temidas inimigas nossas de cada dia. Rs… Bem, não vivo mais sem água termal. Vale muito a pena você comprar uma de 300 ml, que sai mais em conta do que uma de 150 ml. Comprei recentemente uma da Avène de 300 ml por R$ 64,90 mais frete no site da PeelFarma. Não achei caro. Na minha cidade, nas farmácias daqui, uma da La Roche de 150 ml custa em média 55,00 reais. Fora que a água termal da Avène é bem mais rica em minerais e oligoelementos, né? Bye bye e até a próxima.

  3. Ola, esse blog é cruelty free, mas vc esta falando de uma marca que testa em animais? Ou eu to errada e vichy, la roche não testa?

    1. Esse post foi feito em janeiro de 2012, é antigo, por isso acabei falando de uma marca não cruelty-free. Vichy testa em animais, mas parei de usá-la há muito tempo. Beijos

Comente!

