Como combater o mau odor nas axilas

Publicado em

090407074945-large

Mau odor nas axilas é um problema que causa um desconforto enorme para quem o possui (e para quem está perto, convenhamos) e justamente por isso muitas pessoas permanecem caladas e têm vergonha de buscar soluções, seja com profissionais ou amigos.

Primeiramente, é preciso fazer uma explicação rápida sobre o suor e as glândulas que o produzem, que são as glândulas sudoríparas. Essas glândulas se dividem em dois tipos, as écrinas e apócrinas. As glândulas écrinas são as mais comuns, estão distribuídas por todo o corpo e tem como função regular temperatura corpórea.

Já as glândulas apócrinas estão em partes restritas, como as axilas, virilhas, região ao redor dos mamilos e do ânus. O suor secretado por essas glândulas não tem função de regular a temperatura corpórea, é “oleoso”, não evapora. “As gorduras presentes no suor das glândulas apócrinas são digeridas e transformadas em ácidos voláteis, que apresentam odor forte e desagradável.”, de acordo com o MD Saúde. 

Para abordarmos como o combate ao mau odor pode ser feito, antes é preciso explicar quais fatores podem contribuir para o problema. Confira:

Possíveis causas para o mau odor nas axilas 

  • Limpeza inadequada: se você não higieniza adequadamente a área, obviamente ela ficará mais propensa à proliferação de bactérias. Pelo menos uma vez ao dia, use uma esponja vegetal bem macia (com um pouco de sabonete) para massagear suavemente as axilas. Caso você vá se depilar com lâmina naquele dia, evite a esponja (pois poderá sensibilizar a pele). Higienize a lâmina posteriormente, sempre.
  • Reutilização de roupas: quem sua excessivamente ou tende a ter mau odor nas axilas não deve repetir roupa usada, pois após o uso algumas bactérias podem se proliferar no tecido e contribuir para o problema.
  • Alimentos que acentuam o mau cheiro: embora ainda não haja um consenso, alguns médicos apontam que a ingestão exagerada de certos alimentos, tais como alho, cebola, peixe, curry, fast foods, pimentas e outras iguarias podem piorar o mau cheiro. Pesquisas também demonstraram que comer carne vermelha pode alterar negativamente os odores corporais, deixando-os mais intensos em comparação a dietas sem carne. O álcool também pode ser um vilão na história.
  • Pelos em excesso: na maioria dos casos, a presença de pelos nas axilas acentua a proliferação de bactérias e agrava o mau odor.
  • Sabonetes bactericidas convencionais: teoricamente, usar sabonetes bactericidas convencionais parece uma boa saída para combater o problema, mas não necessariamente. Além de, na maioria das vezes, não serem eficazes no combate às bactérias, esses sabonetes contém ingredientes, tais como o triclosan, que além de oferecerem danos à saúde a médio e longo prazo, acabando selecionando as bactérias mais resistentes e piorando o odor.
  • Estresse e sobrepeso: o estresse intensifica a transpiração e, com isso, contribui para a proliferação de bactérias ao deixar a região das axilas muito úmida. Não é uma regra, mas pessoas acima do peso tendem a transpirar mais que pessoas abaixo ou dentro do peso adequado, e o suor agrava o problema.
  • Tecidos inadequados: tecidos que abafam demasiadamente a região das axilas e não permitem a evaporação da umidade criam um ambiente úmido, quente e adequado para a ação das bactérias.
  • Alterações hormonais e medicamentos: se todos os itens acima não se aplicam ao seu caso, pode ser que o problema seja alguma medicação ou alteração hormonal, que podem alterar os odores do corpo. Se informe com o seu médico!

A partir das causas é possível apresentar algumas soluções possíveis. Veja abaixo:

Combatendo o mau cheiro nas axilas

  • Use sabonetes bactericidas 100% naturais: além de serem gentis com o corpo e com o meio ambiente, os óleos essenciais e ativos vegetais presentes nesses produtos evitam a proliferação de bactérias. Procure sabonetes que contenham ingredientes como melaleuca (tea tree), própolis, neem, lavanda, cravo, canela, alecrim, sálvia, ingredientes naturais com ação antisséptica, bactericida e fungicida de um modo geral. Marcas como a Sal da Terra, Sachi e Cativa Natureza oferecem ótimos produtos nesse sentido.
  • Lave as roupas após o uso: de preferência, use sabões naturais, com os ingredientes citados anteriormente. Após a lavagem, ao passar a roupa, se o tecido permitir e não for trazer nenhum prejuízo, passe o ferro por alguns segundos, em temperatura quente, na área das axilas. Ajuda a eliminar as bactérias.
  • Alimentação contra o odor: beba bastante água, elimine a carne ou no mínimo diminua o seu consumo, evite fast foods, excesso de alho, cebola e outros alimentos que acentuam odor corporal. Tenha uma dieta balanceada e invista em alimentos ricos em clorofila (couve, repolho, espinafre, brócolis, alface, kiwi, vegetais de cor verde em geral), pois são excelentes desodorizantes.
  • Mantenha as axilas depiladas ou com o mínimo de pelos
  • Evite o sobrepeso: pratique atividade física aeróbicas (correr, caminhar, dançar, andar de bike, subir/descer escadas, etc) e musculação ao menos 3 vezes por semana para evitar o acúmulo de gordura corpórea e manter uma rotina saudável. Evitar doces, alimentos gordurosos, refrigerantes também faz parte do processo.
  • Tente afastar o estresse: é natural se estressar com algo que não te agrada, faz parte. No entanto, quando isso toma grandes proporções e afeta sua vida (e até sua saúde) de um modo geral, é hora de tomar providências. Yoga, meditação, prática de atividade física regular, restringir alimentos estimulantes (café, chá preto, chocolates, refrigerantes, energéticos, gengibre, etc), ajuda profissional de um psicólogo – tudo é válido para combater o estresse.
  • Escolha tecidos leves: tecidos como algodão, renda ou qualquer um que absorva bem a umidade e/ou permita que o suor da axila seque facilmente são as melhores escolhas.  
  • Receitas caseiras: muitas receitas caseiras com ingredientes naturais são uma ajuda a mais no combate ao mau odor. Solução concentrada de bicarbonato de sódio, vinagre, limão (só não use antes de sair do sol, claro!), leite de magnésia… Desde que não seja nenhuma receita mirabolante e sem noção (tipo umas aí que indicam CREME DENTAL nas axilas), que possa te fazer algum mal, tudo é válido.

Cuidado com as químicas dos desodorantes/antitranspirantes convencionais!

Primeiro de tudo é preciso desfazer o senso comum: não é o suor que causa o mau cheiro, mas sim as bactérias que se proliferam em áreas onde ele é mais abundante (interior das coxas, axilas, pés). A busca incessante por desodorantes e antitranspirantes que deixem a pele completamente seca não só pode ser prejudicial à saúde como é praticamente inalcançável: suar é um mecanismo natural e necessário!

Nessa postagem eu falei de maneira bem detalhada porque você deve evitar desodorantes e antitranspirantes convencionais, quais são os malefícios dos ingredientes presentes neles e várias opções de produtos naturais. Vale a pena dar uma olhada.

                                   _____________________________________________________________________________________

Por último, vale lembrar que se o mau cheiro das suas axilas ainda persiste de forma muito intensa mesmo com todas essas medidas, é necessário procurar um dermatologista. Fique de olho!

Fontes e referências: Saúde UOL, MD Saúde

»

  1. Já tentei esse leite de magnésia e não deu certo não.😓

    Resposta
  2. Maria(Cascavel-PR)

    To lascada..se alho e cebola é um dos maiores causadores desse terrivel incomodo…, ja deixei de aceitar certos empregos por causa desse maldito problema chamado cê-cê, estou tentando a minâncora, vou procurar o leite de magnésia e tentar essa outra receita também… mas se nada adiantar vou procurar uma dermatologista..mas me sinto tão humilhada..puxa vida… pq isso acontece com algumas pessoas apenas? O que tem nos nossos corpos que não tem nos outros? É hereditario? Somos em 7 irmãos…4 mulheres e 3 homens,,e a única sorteada para ter “isso” sou eu…

    Resposta
    • Poxa eu sei que é muito constrangedor essa situação, não sei mais o que fazer também. Os outro pensão que não tomamos banho e coisa e tal, mas, não conseguimos controlar isso não.

      Resposta
  3. GENTE! VINAGRE BRANCO DE MAÇÃ COM BICARBONATO RESOLVE. PODE COLOCAR AS ROUPAS DE MOLHO TAMBÉM PRA MATAR AS BACTÉRIAS Q FICAM ALOJADAS NAS ROUPAS…

    Resposta
  4. Priscila Silva

    Olá Nyle, estou com uma dúvida, você indicou o leite de magnésia , mas ele não é um produto testado em animais?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Priscila, eu só citei como uma opção, mas de fato, se não me engano nenhuma marca de leite de magnésia é livre de testes em animais. Eu não uso mais por causa disso!

      Resposta
  5. nancy martin

    Eu tenho problema de odor muito forte só do lado esquerdo, faço a higiêne correta e ja usei todos os tipos de desodorantes de varias marcas mas até agora não tive sucesso. Não sei mas o que faço, se caso tiverem uma receita caseira eu agradeceria muito.

    Resposta
  6. Pingback: Como combater o mau odor nas axilas | Cosmopolitan Girl

  7. Eu tinha muito esse problma passei a tomar dois litros de água por dia, e quando sinto que precisa passo bicarbonato diluido no limão. sem falar nas dicas de higiene da nely que são essenciais, manter a região lavada e seca é fundamental. bj espero ter ajudado.

    Resposta
  8. Leila, vc sabe que eu tb percebo isto. Quando fico ansiosa na mesma hora o odor aparece. Ja ate fiz relação com sentimentos ruins que surgem em minha mente, como a raiva. Não comprovei pq ainda não consigo eliminar alguns sentimentos, mas espero consegui logo! Abracos

    Resposta
  9. Oi Nyle! Qual a receita (mais detalahada) ou como usar o bicarbonato de sódio como desodorante?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      A maioria das pessoas eu vejo usando o Bicarbonato levemente diluído. Usa uma colher de chá e coloca um pouquinho de água só pra diluir, aí passa em um algodão e depois na axila.

      Resposta
  10. Ola. Existe alguma cirurgia pra parar de transpirar nas axilas?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Eu já ouvi falar que sim, que tem, mas confesso que não conheço muito bem

      Resposta
    • Olá Leidiane, há sim uma cirurgia para hiperidrose, que é a simpatectomia. O problema é que a cirurgia em alguns casos não resolve e além de continuar com o problema o corpo pode desenvolver o suor compensatório. Eu fiz há três anos devido ao suor nas axilas e mau cheiro, mas não adiantou. Continuo suando dia e noite, inverno e verão, com cheiro muito forte e depois da cirurgia notei que comecei a suar abaixo dos seios. Já tentei vários desodorantes. Agora encomendei o Perspirex, ouvi dizer que é bem eficaz, encomendei pelo site da Amazon.Então se você pretende fazer pense bem. Muitas pessoas tem sucesso. Espero que você tenha mais sorte que eu.

      Resposta
  11. De uns meses pra cá venho notando um suor excessivo nas axilas, passo o dia na rua, mas ás vezes é ridículo, antes de entrar no ônibus de ida pra meu curso já sinto um mau cheiro subindo, no final do dia está aquilo né… Já tentei de tudo, limão, vinagre, leite de magnésia uso sempre, mas não dá jeito, e olha que aplico uma colher de cá em cada axila e depois dou uma secada pra não ficar umido. Como pouca carne, já por ter ácido úrico alto (pode ser isso?), costumo usar roupas leves e claras já pra evitar o calor e estou no peso ideal. Algum help aí? Será que a falta de exercício físicos pode ser a causa? É importante suar muito no início do dia pra liberar alguma toxina? Estou enlouquecendo com isso!

    Resposta
  12. parabéns pelo Blog! gostaria de saber se alguém já experimentou o Antitranspirante Odaban. Obrigada

    Resposta
    • olá, obrigado pela dica! Tomei conhecimento na internet e parecia bom, também porque garantia o reembolso do dinheiro em caso de não resultar. 15 € para um antitranspirante de 30ml é bastante.. mas vale a pena a 1000% !!! à noite após o banho uma pulverização, de manhã lava-se e coloca-se um desodorizante normal e uau! Hoje fizeram 26 graus ao sol e a camisa permaneceu seca, mesmo debaixo das axilas. Só o quero sugerir … até agora o efeito manteve-se por 2 dias… estou realmente feliz!

      Resposta
  13. rss.. adorei ficar horas aqui lendo os posts de vocês e as receitinhas também.. abrços

    Resposta
  14. nada dessas dias adiantou tem mais algumas obrigada

    Resposta
  15. Neide trindade

    Hoje acordei decidida a acabar com esse odor que me encomoda, adorei essas dicas. Beijos

    Resposta
  16. O leite de magnésia Philips é pefeito. Usei um vidro de desodorante rolon vazio, lavei e virei o leite de magnésia. Vc pode passar com um algodão também. Depois que secar passa o desodorante. É perfeito, salvou minha vida.

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Leite de magnésia funciona legal pra muitas pessoas, pena que a GSK, que produz o leite de magnésia Philipis, faz teste em animais. beijos

      Resposta
  17. Gostei do post! Teve uma época que eu me policiava pra tomar 2l de água por dia, e realmente notei que o odor diminuiu.
    E a solução de bicarbonato de sódio e limão é ótima!!! Eu sempre uso. No inverno, se eu vou ficar em casa, ou só sair rapidinho e depois voltar, nem uso desodorante!

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      No inverno eu também uso essas artimanhas, já no verão nem tanto pra não correr nenhum risco e exterminar a população da minha cidade hahahaha

      Resposta
  18. Bromidrose nas axilas já foi um problema grande na minha vida. Tentei de tudo, inclusive jogar roupas fora. Experimentei passar leite de magnésia e uma outra substância básica que não me lembro o nome. Nada adiantava. Comprei desodorantes caríssimos, usei limão e até desinfetante de banheiro pra lavar as roupas. O mau cheiro continuava, era horrível. A minha última opção, foi procurar um médico, que me informou e me receitou um monte de cremes e desodorantes, segui o tratamento mas o mau cheiro não acabou. Com o passar do tempo eu fui percebendo que, além de ser somente na axila direita, o odor só ocorria em casos de ansiedade e nervosismo (ao esperar pra fazer uma prova, por exemplo), então eu procurei um psicólogo que, enfim, resolveu meu problema de vez, mesmo que em um longo período.

    Mas acho que eu fui uma exceção, a maioria das pessoas se seguirem os passos que você deu não sofrerão mais com isso. Parabéns pelo texto.

    Uma coisa que eu não vi você citar foi que frituras também agravam o mau cheiro das axilas, você já ouviu falar disso?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Leila, o mau cheiro tem muitas causas mesmo, inclusive pode ser emocional. Diabetes também podem causar, alguns tumores, doenças de pele. Eu não citei frituras especificamente, mas ao indicar uma dieta balanceada acho que as pessoas acabam associando isso à exclusão ou restriçao extrema das frituras no cardápio, mas foi bom você enfatizar, muito obrigada! Fico feliz que tenha resolvido seu problema, causa muito desconforto mesmo. beijoss

      Resposta
      • Gabriele Sartori

        Também vi numa palestra ministrada por um naturopata, que as substâncias tóxicas dos alimentos (agrotóxicos, por exemplo) contribuem e muito pro mau-cheiro. Ele contou que atualmente não exala nenhum odor porque em sua alimentação estão apenas produtos orgânicos e naturais, tendo eliminado de seu cardápio açúcar, derivados de leite, carne e otras cositas más.

      • Nyle Ferrari

        Nossa, será mesmo que ele não cheira a nada? Que legal!

  19. Vou imprimir e colar no metrô, obrigada. (juro que eu deixo os créditos)

    Resposta
  20. Elaine Cristina Alves

    Ola Nyle,
    Muito interessante seu post, como sempre, a pouco tempo resolvi parar de usar desodorantes convencionais e pesquisando na net sobre um produto natural, acabei que descobri uma receita que 10, e gostaria de compartilhar com vocês, ele controla o odor por até 24 horas, é incrível, todos aqui em casa aderiram e olha que meu filho tem um odor terrível que desodorante nenhum dava jeito, é o desodorante natural de óleo de coco, de um blog chamado quintal de bruxa, entrem lá e confiram, e o mais legal é que tem várias outras receitas de produtos naturais lá. Espero que gostem.
    Um abraço.

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Elaine, muito obrigada pela dica, vou procurar saber. beijoss

      Resposta
    • Bom saber..
      Vou dar uma olhadinha lá também.Há alguns anos trato de um problema hormonal que desencadeou diversos sintomas,meu cabelo caiu, cai até hj só que em menor quantidade,nunca mais tive os mesmos fios.Sobre odores desagradáveis, mesmo quando está frio se estou de camisa de manga longa? é horrível tenho de ficar escondendo os braços,muito constrangedor.Um dermatologista me passou um desodorante manipulado,não vi grande coisa,recentemente minha dermato me passou o Spirial -caro quase R$50.00- (faz testes em animais infelizmente) os primeiros dias parece que melhorou,agora já tá tudo igual.Não sei mais o que eu faço…quer dizer, vou tenar a receitinha,ah! não mancha a roupa né?

      Resposta
  21. Melina Sobral

    Nyle, vi no post “Dica: crescimento de cabelos” que vc inveja Kim Kardashian. Sinceramente não seu por que. Te acho muito mais bonita do que ela. Você não parece uma leitoa, pois é magra e elegante. Tudo bem que o cabelo dela é lindo, mas isso o seu também é. A propósito, vc pinta o cabelo?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      ahahaha quando eu fiz a postagem eu tinha sim um pouco de inveja, mas hoje em dia nem tenho mais. acho ela bonita e tal, mas não passa disso. obrigada pelo carinho <3 eu não pinto mais o cabelo, parei há mais de 1 ano!

      Resposta
      • vicente ramos de oliveira neto

        VC e mais fofa c/ certeza,por esse motivo n tem necessidade de invejar ninguém…

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

