Água mineral, água filtrada, água com gás, sem gás… Qual é melhor?

Publicado em

Água mineral com gás, sem gás, água filtrada, qual é melhor, qual é a pior, dá para se perder nessa confusão toda. Uma leitora me enviou um email perguntando sobre as diferenças entre os tipos de água e achei muito interessante falar sobre, já que é tanta coisa que a maioria deve se confundir.

“Água mineral ou água filtrada/tratada: qual é a melhor?”. Bom, primeiramente precisamos entender as diferenças entre elas: a água mineral é obtida diretamente da fonte e não passa por nenhum tipo de tratamento (e, obviamente, as fontes são devidamente fiscalizadas e protegidas para evitar qualquer problema). A água tratada, por sua vez, é proveniente de rios, lagos, represas (que, na maioria das vezes, estão poluídos) e é tratada antes de chegar às nossas casas.

Em termos de poder de hidratação, não há diferença entre as duas, mas em termos de composição, a água mineral é mais rica em minerais que a água filtrada. Vale ressaltar que isso depende muito de cada fonte de onde ela é retirada, por isso é importante ler os rótulos.

Tipos de água e seus usos. Fonte: Revista Veja

Sobre as águas gaseificadas, também é preciso entender um pouco mais sobre elas para poder compará-las à água filtrada. Existem dois tipos de águas gaseificadas: a que já é naturalmente gaseificada (ou seja, que já sai da fonte gaseificada) e a que é gaseificada industrialmente.

Assim como a água mineral ou filtrada, a água gaseificada (naturalmente ou por processo industrial) possui o mesmo poder de hidratação, mas não é recomendada para qualquer um por ser ligeiramente ácida. “Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás”, alerta o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) para o site Minha Vida.

Sobre a água gaseificada causar celulite e inchaço, a primeira afirmativa é mito: o que causa a celulite (no caso dos refrigerantes, por exemplo) é o açúcar e o sódio, não o gás. Em relação ao inchaço, no entanto, há ressalvas. Em excesso, a água gaseificada pode, sim, causar certo desconforto e inchaço.

Outra dúvida acerca do consumo de água com gás é em relação à corrosão dos esmaltes dos dentes. Um estudo publicado em 2001 no Journal of Oral Rehabilitation mostrou que, apesar de as águas minerais possuírem um ligeiro maior potencial corrosivo, esse potencial é considerado baixo e 100 vezes menor do que o verificado nos refrigerantes. Ou seja, elas não são 100% inofensivas para os dentes, mas não chegam a fazer grandes estragos (claro, desde que não consuma em excesso).

Resumindo a história, a preferência pelo consumo da água mineral sem gás (em detrimento da água filtrada) é quase unanimidade entre os nutricionistas: ela é mais rica em nutrientes e não passa por nenhuma modificação. No entanto, o consumo da água mineral com gás já é mais polêmico. “Como não foi comprovado nenhum benefício dessas bebidas [refrigerantes, águas gaseificadas com ou sem sabor], a melhor alternativa é beber sucos naturais, chás, águas naturais e águas aromatizadas com ramos de alecrim, hortelã, frutas ou condimentos, como canela e cravo”, diz a nutricionista Lenisa para a Revista DietaJá!

O único ponto em que há um consenso é sobre a diversificação das fontes: se você quiser beber água com gás, você também deve consumir frutas que possuam alto teor de hidratação (melancia, melão, pera) e água mineral sem gás. O importante é variar e ficar atenta às respostas do seu corpo. Na dúvida, fique com a água mineral sem gás!

Referências: logon.prozis.com; aguagoya; Minha Vida

 

 

»

  1. O que você acha mais saudável: beber os dois litros de água “recomendados” ou beber água só quando der sede?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Beber dois litros de água recomendados, pois quando o corpo sente “sede” é porque já está desidratado

      Resposta
  2. Qual a diferença entre açúcar demerara e mascavo? Qual é mais saudável? O que você acha do uso da stévia como adoçante?

    Resposta
  3. Que água você bebe, Nyle? Mineral? Qual marca? Ou filtrada?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Eu bebo água filtrada! A mineral acaba saindo um pouco caro e a produção de lixo e´maior… Complicado.

      Resposta
      • Li por aí que o melhor filtro de água é o tradicional filtro de barro, sendo melhor que os purificadores de água que se tem hoje em dia… O que você acha? Que filtro você usa? Quanto a água mineral… Do jeito que eles adulteram as coisas hoje em dia… Será que dá para confiar?

      • Nyle Ferrari

        Dizem mesmo que o filtro de barro é o melhor! Eu gosto, na minha casa no interior bebemos desse. E bom, a água mineral tem que seguir todo um padrão de qualidade, mas eu também não boto a minha mão no fogo por ninguém…

  4. Olá querida. estou aqui de novo! Tava continuando a ler seu blog e digo que realmente ele é MUITO interessante. Gosatria de te perguntar uam coisa: essas informações sobre alimentos todas que vc mostra, quais são as fontes?Desculpe a pergunta, mas gostaria de saber se vc pesquisa em algum lugar seguro, se vc é nutricionista ou algo assim. Pois são dicas muuuito boas, então gostaria de saber a fonte. Segundo, no post sobre BB CREAM, vc indica um da Clinique, porém esta marca está testando em animais atualmente.
    Só isso!
    Bjus

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Maiara, no final de cada post, tem em cinza escrito “referências” seguido de alguns links. Todo post que eu faço e que leva qualquer informação mais técnica (já que eu não sou nutricionista), eu cito as fontes confiáveis de onde eu tirei aquilo, está sempre no final. Nada que eu posto eu tiro da minha cabeça ou de qualquer lugar não confiável. Qualquer post que eu faço eu pesquiso muito (muito mesmo) e procuro só falar o que foi dito por nutricionistas, dermatologistas e tudo mais. E no post sobre o BB Cream, eu não indiquei nenhum que está lá, o que eu faço é apenas selecionar os produtos disponíveis no mercado, aí cabe a cada uma escolher o que lhe convém, entende? Tanto que quando eu faço uma seleção, eu apenas digo “opções de produto”. Eu não tenho condições de testar nem metade dos produtos que eu cito aqui no blog, são inúmeros, o que eu faço, em posts assim, é apenas dar uma mão, tipo, dizer o que tem no mercado e a partir daí a leitora vai procurar resenhas sobre ele, ver se ele se encaixa no que ela quer e tudo mais. Entende? Mas foi boa sua pergunta, fico feliz em poder esclarecer melhor.

      Resposta
      • Entendo…Espero que não tenha ficado chateada com a pergunta, pois internet pode ser um veículo de informação perigoso.Em relação aos BB cream, entendo sua posição, mas eu acho que seria melhor nem citar empresas que testam em animais, ou se citar, deixar claro que aquela empresa testa, pois infelizmente essa é uma causa já bem difícil! Acredito então, que seria melhor nem citá-las, que as indicações ou opções de produtos fossem sempre marcas do bem, compreende?

      • Nyle Ferrari

        Não faz mal! Então, mas o post é antigo, se tu for pegar os posts mais recentes, eu sempre sinalizo que a marca não é cruelty-free. Quem acompanha o blog sabe disso. É que se tu for pegando posts de alguns meses atrás tu vai pegar coisas assim, mas cada vez mais eu tenho mudado de atitude :)

  5. Nunca, nunca mesmo, tinha pensado que havia uma diferença entre elas, adorei o post Nyle, parabéns, você arrasa!

    Resposta
  6. Oii!Vi seu blog e fiquei MUITO feliz em saber da campanha que vc faz contra os testes em animais, pois vivo alertando as grande blogueiras das marcas e dos testes, e elas não estão nem aí!Continuam usando produtos que testam sem piedade!
    Fico mto feliz que existam pessoas cm vc!Divulgue mais seu blog, faça tutorias de maquiagem (as pessoas adoram e seria ótimo tutorias com maquiagens cruelty free)!

    Resposta
  7. Adorei o post, esclareceu minhas dúvidas, obrigada <3

    Resposta

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

