Tudo sobre corretivo iluminador

Publicado em

Foto: Reprodução

O corretivo iluminador é uma das ferramentas essenciais para quem quer amenizar olheiras e tirar o aspecto de cansaço do rosto. Como o nome mesmo já sugere, a função do corretivo iluminador é iluminar áreas específicas do rosto (olheiras, topo das maçãs, queixo, testa, dentre outros), criando uma aparência descansada e mais bonita.

Na maioria das vezes o corretivo iluminador tem cobertura bem leve, então se você tem olheiras fundas e procura algo para cobri-las totalmente, está indo pelo caminho errado. Ele dá uma “pré-corrigida” bacana, mas só, não vai fazer milagres.

Como escolher a cor 

Como a função é iluminar, o corretivo deve ser um tom (no máximo dois) abaixo da sua pele, mas cuidado para não escolher cores exageradamente claras, pois as chances de você errar na mão e criar o efeito panda invertido são bem grandes.

Corretivo iluminador tem brilho/glitter?

Não! O corretivo iluminador não brilha como um iluminador facial ou um blush, de jeito nenhum. Ele pode conter partículas que refletem a luz, mas elas são imperceptíveis. O corretivo iluminador recebe esse nome porque ele traz luz à região em que ele é aplicado, destacando-a de forma sutil. Luz, em termos de maquiagem, nem sempre está relacionado a “glitter”, então não precisa se preocupar.

Como usar o corretivo iluminador

Clique para ampliar

Seu uso mais comum é como pré-disfarce de olheiras bem severas, ou seja, ele é usado antes do corretivo normal (com mais cobertura e do tom da sua pele) e da base. Porém, ele não serve somente para isso, quem tem olheiras leves e não precisa desse tipo de correção nos olhos também pode usá-lo em outras regiões!

1) Pré-disfarce de olheiras e triângulo invertido

Aplique o corretivo iluminador na “entrada” da pálpebra inferior (o popular “região das olheiras”) para amenizar a parte mais escura e arroxeada. Isso ajuda bastante a camuflar a “pior parte” e deixar o resto da correção para o corretivo normal e a base.

Aplicar o corretivo iluminador na região abaixo dos olhos formando um triângulo invertido (veja o exemplo nesta imagem) também é ótimo, o rosto fica com um aspecto saudável e descansado.

Kim Kardashian

Lembrando que isso exige treino e bom senso, se não pode dar errado e rolar panda invertido total. Mas, fazendo com cuidado e sutileza, o resultado é excelente, na foto acima Kim Kardashian não me deixa mentir.

2) Topo das maçãs

O corretivo iluminador também pode ser aplicado no topo das maçãs para evidenciá-las. Claro que, por ele não possuir partículas de brilho, não é algo que fica tão evidente, mas ajuda. Depois você pode usar o iluminador facial (em pó, em creme ou líquido) normalmente.

3) Arco do cupido

Marque o arco do cupido (aquele contorninho do lábio superior que lembra a letra “m”) se você quiser aumentar, destacar e definir o formato dos lábios.

4) Queixo

Para quem tem queixos muito pequenininhos, usar o corretivo iluminador nessa região faz com que eles pareçam maiores. Se você já tem essa região protuberante, dispense o uso.

5) Testa

Aplique o corretivo iluminador na “entrada” da testa caso queira trazer um pouco de “luz” ao centro do rosto.

6) Bigode chinês

Algumas pessoas tem a região do “bigode chinês” sutilmente vermelha (como é o meu caso), então aplicar o corretivo iluminador nessa área vai corrigir essa descoloração. Quem tem ruguinhas é melhor evitar esse procedimento, pois pode evidenciá-las.

7) Nariz

Fazer um traço para iluminar a linha do nariz pode ser uma boa para dar uma afinada, mas precisa ser algo bem sutil. Se você tiver a lateral do nariz um pouco vermelha e com muitos vasinhos, use o corretivo iluminador para corrigir.

8) Sobrancelha

Iluminar a linha sobrancelha é uma ótima opção para definir seu formato e levantar o olhar.

Dica para quem tem pele mista a oleosa 
Iluminar a zona T (testa, nariz e queixo) pode ser um pouco perigoso, pois nesses tipos de pele, a zona T tende a ser uma área naturalmente iluminada (não tanto no sentido de oleosidade, mas de brilho da pele mesmo).
Ao usar o corretivo iluminador nessa região você precisa matificar muito bem a pele depois, pois assim ela fica iluminada (no sentido de mais luz no centro do rosto) sem parecer estar oleosa ou coisa do tipo.
Caso você não tenha um pó finalizar ou algo que controle o brilho natural da pele muito bem, dispense o uso do corretivo iluminador na zona T, é melhor não arriscar.

Modo de aplicar o corretivo iluminador

Depende da sua preferência e do local onde você vai aplicá-lo, não tem regra. Você pode fazer “pontinhos” ou “riscos” com o aplicador e depois espalhar o produto até que ele fique sutil.

Uso corretivo iluminador antes ou depois da base?

Depende muito do local, do efeito que você quer. Se a intenção é fazer pré-disfarce ou corrigir coloração (que é o caso da parte mais escura das olheiras, bigode chinês e da lateral do nariz), ele fica melhor se for usado antes de outro corretivo e/ou da base.

Se a intenção é apenas iluminar a área (linha da sobrancelha, “entrada” da pálpebra inferior, triângulo invertido, topo das maçãs, zona T e arco do cupido), use-o depois da base, mas esfume bem e tenha todo o cuidado do universo para não ficar claro/evidente demais. Bom senso e espelho é tudo nessa vida!!

Algumas opções de corretivos iluminadores

O produto mais famoso – e o precursor desse tipo de corretivo – é o Touche Éclat, porém, não são todas as mulheres que podem desembolsar tanto dinheiro na famosa canetinha dourada (por mais que valha a pena), então o jeito é recorrer a outras marcas (alguns produtos da lista não são exatamente corretivos iluminadores, mas servem como um).

* Ambos possuem apenas uma tonalidade e ela é clarinha, portanto funciona melhor para pessoas claras.
Kim aprova.
About these ads

»

  1. Pingback: Como usar: corretivo | Anita Class

  2. Eu já testei,na loja,o corretivo flash iluminador da Boticário.É mágico !!! Só não comprei pelo preço.
    Ah e gostei bastante do post,não sabia de quase nada que voce postou aqui !

    Responder

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: