Cuidados com a pele oleosa (parte 3)

Publicado em

Por fim, chegamos à última parte do guia de cuidados com a pele oleosa. Fazendo um resumão, o guia trouxe informações sobre limpeza, tonificação, hidratação, esfoliação, bem como respostas para as dúvidas frequentes de quem tem esse tipo de pele. Para finalizar o assunto, essa última parte falará um pouco sobre as máscaras faciais: o que são, o que fazem, como usar, onde comprar, dentre outras informações (confira a parte 1 e parte 2 do guia se você ainda não viu).

O que são máscaras faciais?

Máscaras faciais são cosméticos que oferecem tratamento à pele. Podem ter poder hidratante, rejuvenescedor, clareador, nutritivo, cicatrizante, adstringente, antiacne, enfim, existem máscaras faciais para todos os tipos de necessidades. Também são encontradas em diversos tipos de textura: em gel, em pasta, em creme, em pó (posteriormente ela será misturada com água), dentre outras.

Quantas vezes devo usar as máscaras faciais?

1 a 2 vezes por semana, assim como os esfoliantes. E isso vale para praticamente todas as máscaras faciais, até as de argila.

Como aplicar a máscara facial?

A maioria delas já vem pronta para o uso, então é só aplicar no rosto, esperar agir (o tempo depende de cada máscara, mas vem especificado na embalagem) e depois retirar com água morna. Se o produto for em pó (como é o caso de muitas argilas), você deve misturar esse pó com água mineral ou filtrada, aplicar no rosto, esperar agir e retirar normalmente.

Quais são as mais adequadas para as peles oleosas?

Se você quer algo para auxiliar no combate à oleosidade e/ou acne, uma máscara com propriedades adstringentes (ou seja, de limpeza profunda) é uma boa pedida. Se você tem pele oleosa e acneica, máscaras com propriedades adstringentes e cicatrizantes também são ótimas.

Existem máscaras faciais que também servem como esfoliante?

Sim, muitas até. Além de proporcionar seus benefícios, essas máscaras também tem partículas esfoliantes, ou seja, elas tratam e esfoliam, a exemplo das máscaras de argila. Geralmente as argilas não promovem uma esfoliação tão profunda quanto um sabonete esfoliante, por exemplo, a esfoliação é mais sutil, mas por outro lados elas tratam a pele.

Posso usar o sabonete esfoliante e a máscara facial no mesmo dia?

Dependendo do caso, não é uma boa. Se a máscara facial for de limpeza profunda e ainda tiver partículas de esfoliação, na prática você estará esfoliando seu rosto duas vezes no mesmo dia – o que não é bacana e nem recomendado para a pele -, então é melhor escolher ou um, ou outro. Se a máscara facial for hidratante ou rejuvenescedora, por exemplo, e não tiver partículas de esfoliação, aí tudo bem: esfoliar a pele antes da aplicação pode e ainda vai potencializar o efeito da máscara, “facilitar” a sua ação.

O que eu aplico antes e depois das máscaras faciais?

Antes você lava o rosto com um sabonete líquido suave, depois da máscara você aplica um tônico suave e hidrata a pele (como podem ver, não é nada muito diferente do procedimento da esfoliação). Caso você for esfoliar a pele antes da aplicação da máscara, após o sabonete líquido suave você esfolia a pele e só então aplica a máscara (depois dela siga o mesmo procedimento descrito no começo).

Obs: esses procedimentos também valem se você for usar máscara facial de argila, mas no caso da argila não é preciso esfoliar a pele antes porque ela por si só já faz esse papel.

Qual máscara facial de argila é melhor para peles oleosas?

Duas argilas são eficazes para pessoas de pele oleosa: a argila verde e a argila cinza. A argila verde é a mais famosa: tem ação adstringente, tonificante, estimulante (ou seja, estimula a circulação sanguínea), secativa, bactericida, cicatrizante (a longo prazo e uso contínuo ela também regula o excesso de oleosidade).

A argila cinza, devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos, é antioxidante natural e retarda o envelhecimento da pele. Não é tão famosa quanto a argila verde, mas é uma opção também.

Quero usar a máscara facial de argila e também meu sabonete esfoliante, o que faço?

Se a sua pele não for muito delicada, você pode usar a máscara facial de argila e o esfoliante na mesma semana (exemplo:  use o sabonete esfoliante na quarta e no sábado você usa a máscara de argila). Se a sua pele for muito delicada, acho melhor você escolher um dos dois, já que você só vai esfoliar a pele uma vez por semana (você também pode intercalar: em uma semana você usa a máscara de argila, na outra semana você usa o sabonete esfoliante e assim vai).

Algumas opções de argila verde

  1. Máscara facial de limpeza Argila Verde, Arte dos Aromas
  2. Argila Verde com pó de água marinha, Elemento Mineral
  3. Máscara de Argila Verde Adstringente, Empório Body Store
  4. Máscara Argila Orgânica Verde, Terramater

Eu já disse isso no começo do guia e gostaria de resgatar: oriente-se com um profissional. Informar-se mais profundamente sobre a sua pele é essencial para oferecer os cuidados que ela realmente precisa e como vocês sabem, infelizmente nenhum blog pode fazer isso por nós, é por nossa conta.

»

  1. Oi Nyle, e para clarear manchas, qual a melhor argila?
    Estou aplicando a argila verde…ela ajuda também? Beijos

    Resposta
  2. Olá Nyle, tenho a pele muito oleosa, e tenho problemas com cravos. uso a argila branca, se usar dia sim, dia não, tem algum problema? pode ficar mais oleosa que o normal e causar o efeito rebote?

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Tem problema sim, Paloma. A argila deve ser usada apenas 1x por semana, mas no seu caso é melhor usar a argila verde, que limpa melhor e combate a acne e cravos. :D

      Resposta
  3. OLA ESSAS ARGILAS COMPRADAS EM CASA DE PRODUTOS NATURAIS SERVEM TBM , ELASSÃO TÃO BOAS QUANTO AS DE MARCAS? OBRIGADA BJUS

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Cris, não saberia te dizer com precisão se são boas. Mas as marcas de argila que eu compro e confio são Terra Matter e Arte dos Aromas! beijoss

      Resposta
  4. vou fazer e estou muito ansiosa para ver como minha pele do rosto vai fica wleu gente

    Resposta
  5. Nyle, em todos os posts você nos mostrou links de produtos, indicando pra comprar.

    Eu adorei os da argila e já estou pensando em pegar a verde. Mas nesse post sobre as máscaras não teve nenhuma indicação..

    Não tem como mandar o link de alguma máscara que você usa ou já usou e gostou, não? Queria completar o uso da argila com o da máscara de vez em quando..

    Obrigada.

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Mariana, são só opções, nenhuma delas eu testei. Eu já testei a argila verde em pó da marca Arte dos Aromas e gostei, só uso ela e não acho necessário alternar dois tipos de máscara. Beijoss

      Resposta
  6. Andre Salles

    Olá, Nyle! Estou me aventurando agora nessa de cuidados com a pele e corpo, pois sabe como é homem né rs! Eu comprei uma Argila Verde Terra Mater, minha pele é oleosa e gostaria de saber se são boas realmente ( resultado) ! Estou adquirindo essa semana também uma Argila Amazônica Rain Forest Cinza By Samia, e outra Argila Preta – Lama Negra By Samia, sabe algo a respeito? Curti muito as dicas e sou continuar seguindo aqui e aprendendo um pouco mais, passo um email para contato caso possa dar dicas! Forte abraço e beijos, continue assim.. está perfeito!

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Sim, sei como é hahahah olhe, eu nunca experimentei as argilas dessas duas marcas, já experimentei da Arte dos Aromas e gostei, mas certamente essas também são boas, se a argila for in natura (em pó) não tem tanta diferença de uma marca pra outra, só quando já vem pronta, aí os fabricantes adicionam outros componentes e dão uma “turbinada”, mas tirando isso não tem muita diferença não, creio que você ficará contente com sua compra. O email para quem lê o blog é esse: leitoraslookaholic@gmail.com . Se precisar de alguma ajuda, estamos aí! :) abraço

      Resposta
  7. oi nyle!
    gostaria de saber os produtos que tu usa e o cuidados que tu tem com a pela. sua pele é linda, parece de boneca! beijos

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Oi, Rafa. É que eu só tiro foto em épocas que minha pele anda menos “chata”, mas eu tenho algumas espinhas chatas na testa, não tenho rosto de boneca não hahahah no geral minha pele não é ruim, não tem manchas assim, só que eu sempre tive muito problemas com cravinhos e esse ano passei a ter com espinhas, com certeza por conta de emocional, porque eu nunca tive isso. Eu vivo trocando meus produtos de pele, acho que sei lá, todo mês eu troco, mas algo que tenho usado com frequência desde que o tempo esquentou um pouco é o hidratante Água Biológica da Livealoe. Outra coisa que eu sempre uso é argila branca, uma vez por semana. Diluo o pó da argila em chá de camomila (feito da erva pura mesmo) e uso (expliquei tudo aqui). Cada pele se comporta de um jeito, é complicado isso, ralei muito até entender, antigamente eu ficava triste porque lia uma resenha, comprava um produto e não gostava (sendo que várias blogueiras adoravam). Mas o negócio é ir testando e vendo o que dá mais certo pra gente, né? É uma luta hahah beijo

      Resposta
  8. Oi, Nyle! Tenho a pele muito muito oleosa (até no inverno ela continua oleosa) e gostaria de te fazer uma pergunta. Eu tenho usado o Forever Marine Mask. Mas eu não estou seguindo a recomendação de usá-lo 2 vezes por semana durante 20 minutos. Eu passo uma quantidade não muito grande no rosto, e dá um efeito mate, e às vezes fico umas 7 horas por dia com ele. Você acha que isso pode ressecar a pele? Ou causar o efeito rebote? Até hoje não procurei nenhum dermatologista, mas gostaria de saber a sua opinião, porque eu não entendo muito desse assunto.

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Oi, Larissa. Claro que isso prejudica a pele, sem dúvida alguma. A recomendação do produto (nesse caso, usar 2 vezes por semana, por 20 minutos) não é à toa, você deve respeitá-la. De jeito nenhum você deve ficar muito acima desse tempo recomendado, muito menos usar todos os dias. Usar máscaras assim todos os dias resseca a pele porque, como são de limpeza profunda, retiram toda a proteção e lubrificação da pele, e sem isso ela resseca, fica vulnerável, sensível, produz ainda mais sebo. O mesmo acontece quando você esfolia demais a pele, ela fica ainda mais grossa e áspera. Siga somente o que foi recomendado, certo? Tanto em relação a essa máscara, quanto argilas ou máscaras faciais no geral, esfoliantes. Toma cuidado com isso, tá? Excesso de limpeza (mais que duas vezes ao dia) também deixa a pele oleosa, então não é bom abusar. Dê uma lida na primeira parte do guia novamente! Beijos, se cuida!

      Resposta
  9. Oi Nyle, sou Angola, e tenho esse problema de acne desde os meus 15 anos de idade e hoje estou com 27,já usei muitos medicamentos, mas nemhum deles fucionou, tó esperimentando a Argila branca, mas a minha pele tem uma mistura dificil de entende-la num momento é seca e depois já toda gordurosa, por este facto pensei em usar a mistura de argila branca com argila cinza, pelos seus componemtes. Uma vez que tá dificil encontrar a argila verde que no meu caso seria a mais adequada. Será que posso usar assim???
    DOLLY FERREIRA

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Tanto a argila branca quanto a cinza também são boas para peles oleosas/mistas, você pode alterná-las: por exemplo, usa uma em uma semana, usa a outra na outra semana e assim vai. Assim você pode ver qual dá um melhor resultado na sua pele. Se for a cinza, passa a usar só a cinza, se for a branca, passa a usar só a branca. Se você achar que ambas estão dão bons resultados, prossiga alternando ambas também. Eu nunca ouvi nada sobre misturar as duas, acho mais indicado você alterná-las mesmo! Beijoss

      Resposta
  10. Daniele Kremer

    Amei o guia, muito útil e bem explicadinho. Uso argila branca uma vez por semana porque ouvi falar que ela também ajuda a clarear e uniformizar o tom de pele e tenho várias manchinhas de acne, é claro que não faz milagre, mas achei que deu uma melhorada sim.

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Eu sabia que clareava sim, mas no quesito manchas de acne eu não notei porque não possuo, mas que bom que tá dando resultado, Daniele! Beijos

      Resposta
  11. Oi Nyle, to amando esse post de cuidados com o rosto daí surgiu uma pequena dúvida, sei que você não é dermatologista mas gostaria da sua opinião. Deixa eu tentar explicar a minha pele problemática, ela é oleosa e tenho acne nas maças do rosto, só que no inverno ela se “transforma” em pele mista, nas partes onde eu não tenho acne resseca bastante. Então eu resolvi comprar a argila branca, porque ela tem a função de limpar sem ressecar, só que to querendo comprar a verde, será que faz mal usar dois tipos de máscara de argila na mesma semana? assim, segunda uso a branca e sexta uso a verde.

    Resposta
    • Nyle Ferrari

      Olha Dani, se você não usar mais nada esfoliante no seu rosto além das duas máscaras, aí acho que não tem problema, porque você estará esfoliando seu rosto no máximo duas vezes. Você pode fazer assim: quando você for usar a argila branca, usa no rosto todo (porque ela é suave, não vai prejudicar em nada, até pode ajudar a acalmar a inflamação da acne) e quando for usar a verde, usa só onde a pele está oleosa e com acne, nas áreas onde estão mais secas você não aplica. Tenta dessa forma e veja como sua pele responde, se ela não ficar mais oleosa que o normal ou não ficar irritada significa que está tudo ok, se for o contrário é melhor escolher só uma das argilas ou intercalar, cada semana uma. Beijos

      Resposta

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

