As diferenças entre o pH fisiológico e o pH neutro

Publicado em

Foto: Reprodução

Eu sempre ouvia falar de produtos com pH fisiológico, neutro, mas na minha cabeça era a mesma coisa. Outro dia, resolvi pesquisar mais a fundo e descobri que não é e essa diferença entre o pH fisiológico e o pH neutro literalmente faz diferença na nossa pele.

O intuito do post é deixá-las ciente, caso não saibam, das diferenças entre os produtos de pH neutro e pH fisiológico e mostrar também como esses produtos costumam a ser usados. Vamos lá:

Cada pele um pH

Relembrando as suas aulas de química lá de 1900 e dinossauro, pH é um índice que indica se um meio é ácido, neutro ou básico. A escala que mede esse pH vai de 0 a 14. De 0 a 6 o pH é dado como ácido. 7 é o chamado pH neutro e de 8 a 14, o pH é básico (alcalino). 

O pH da pele é definido pelo equilíbrio entre água, sal e sebo presentes na superfície da pele e ele é um padrão de medida para determinar se uma pele é ácida, neutra ou alcalina. Geralmente, peles secas costumam a ter pH tendendo para o ácido e peles oleosas, pH tendendo para o básico.

pH ideal

A nossa pele não possui pH neutro, como muitas pessoas pensam. Claro que dependendo da região do corpo (ou da nossa idade), o pH varia. Mas, no geral, o pH da nossa pele – na idade adulta – não é o neutro exatamente. O pH ideal – ou, o chamado pH fisiológico – para nós seria entre 4,5 e 6.

Só que, isso em tese. Para me informar melhor, consultei um profissional (uma das melhores esteticistas do Vale do Paraíba, está há cerca de 30 anos no ramo) e descobri que de fato, esse é o pH ideal, mas há muitos fatores a se levar em consideração. Um deles é que, para nós que moramos em um país predominantemente quente e temos a pele com tendência à oleosidade, o pH tende a ser um pouco maior que o chamado pH fisiológico. Isso quer dizer que geralmente o pH da nossa pele encontra-se acima de 6. Logo, essa história de pH ideal entre 4,5 e 6 não é uma regra absoluta.

O que seria um produto com pH neutro e um produto com pH fisiológico?

Sem mistério: produtos de pH neutro, como o nome mesmo sugere, são produtos que possuem pH em torno de 7. Produtos de pH fisiológico são produtos que possuem o pH entre 4,5 e 6. Geralmente 5,5.

Para que são usados?

O uso mais comuns de produtos com pH neutro ou fisiológico são para pessoas com alergia, pele sensível, coisas assim. São produtos bem mais suaves e menos propensos a causarem alergia ou algum tipo de “agressão” à pele.

Esses tipos de produto (nesse caso, sabonetes) também são usados antes de aplicar máscaras faciais (de argila/normais) ou coisas do gênero. Você apenas retira as impurezas, excesso de óleo etc e deixa a pele preparada para receber o produto. Se você também quer algo mais suave para limpar o rosto, que retire as impurezas em geral e a oleosidade sem agredir muito a pele, é uma boa pedida.

Gostaria de lembrar que não é para ninguém ficar desesperada para comprar tudo com pH fisiológico ou neutro, não é isso. Geralmente, os produtos indicados para cada tipo de pele possuem o pH certo para esses tipos de pele, então não tem tanto problema. Se você já tem um produto que dá certo para a sua pele e você não vê motivos para mudar, não precisa se preocupar com isso.

pH fisiológico x pH neutro

Sobre qual dos pHs escolher, é algo difícil de determinar, é preciso analisar cada caso em especial com um dermatologista ou uma esteticista: nada como um profissional que realmente entenda e possa nos ajudar da melhor forma.

Vale lembrar também que geralmente os produtos especificam para qual tipo de pele é, por exemplo: “produto com pH neutro, indicado para peles tal”, “produto com pH fisiológico, indicado para peles tal” e assim vai. É sempre bom ficar atenta a isso: saiba para qual tipo de pele o produto é indicado, mesmo se ele tiver pH neutro ou fisiológico. Já vi sabonete para peles oleosas com pH neutro, para peles secas com pH neutro, assim como também já vi produtos de pH neutro indicado para todos os tipos de pele, para peles sensíveis.

Você não é obrigada a ficar adivinhando essas coisas, o fabricante especifica e se não estiver especificado, você pode mandar um email para a empresa caso tenha dúvida sobre o pH do produto. Outro dia eu tive uma dúvida a respeito disso, enviei um email para a marca e ela me respondeu normalmente qual era o pH do produto.

Bom, espero que aproveitem as dicas. Como eu disse no começo, é sempre bacana visitar um profissional para evitar problemas. Tire dúvidas, se informe, pergunte sobre a sua pele, o que você pode ou não fazer, tudo isso é importante. Se você a conhecer, fica mais fácil cuidar e escolher os produtos certos! 

About these ads

»

  1. como vou saber se a pele é seca oleosa ou mista?

    Responder

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: