O que é batch code e como verificar a validade de cosméticos importados

Publicado em

Quem compra produtos fora do país já deve ter reparado que raramente (para não dizer nunca) vem especificado a data de validade. Não é sacanagem da marca ou coisa do tipo, ao que parece, o fabricante não é obrigado por lei a fazer isso. Se for pensar na cultura consumista dos americanos, até que faz sentido, raramente eles esquentam lugar com um produto por muito tempo, ainda mais cosmético. Além do que, nas caixas dos produtos ou nos produtos em si vem impresso um código chamado “batch code” e por meio dele dá para saber quando o produto foi fabricado, quando vence e tal.

Aqui no Brasil, felizmente, os fabricantes são obrigados a fornecer a data de validade, fabricação, tudo certinho. Não tem necessidade de ficarmos decifrando códigos. Ainda bem, né? Por um lado facilita a nossa vida, por outro, essa validade pode ser alterada por estabelecimentos sacanas e infelizmente nós ficamos à merce do que diz na caixa. Acho que tem meios de verificar os códigos dos produtos que são feitos aqui no Brasil, não sei exatamente como, mas vou procurar saber.

O que é batch code?

Basicamente, o batch code é um código que nos fornece informações como lote, data e local de fabricação do produto.

É igual para todas as marcas?

Não. Cada grupo ou marca trabalha com um tipo de batch code. O grupo Estée Lauder (ao qual pertence marcas como MAC, Clinique e outras) costuma a trabalhar com os códigos mais fáceis de se compreender. Veja o exemplo da foto:

Esse código estava na parte de baixo da caixa de uma base da MAC que peguei como exemplo. Esse código também estava na parte de baixo do vidro, próximo à especificação da cor da base. Os códigos do grupo Estée Lauder são compostos por 3 dígitos: o primeiro se refere ao lote do produto, o segundo se refere ao mês em que ele foi produzido e o terceiro, o ano. No caso, o batch code do produto me dá a seguinte informação: essa base foi produzida no primeiro lote (A) da fábrica em junho de 2011. Bacana, né?

Onde encontro esse código?

Geralmente na parte de baixo ou na lateral da embalagem ou caixa do produto.

Achei o código, mas não consigo entender, e agora?

Como a internet é maravilhosa e veio para facilitar a nossa vida, nesse site você consegue consultar o código de diversos cosméticos e de várias marcas. Do lado, em inglês, também explica tudo sobre batch code. Veja como conferir o código:

Selecione a marca do produto que você quer verificar, digite o batch code, clique em calculate e pronto! As informações aparecem logo embaixo (se o código estiver correto)

O cosmetic calculator me informou a data de fabricação, o prazo de validade (no caso, 36 meses) e o quanto falta para expirar essa validade (no caso, 28 meses).

Também tentei com outras marcas que tenho aqui, vejam:

Na foto acima eu verifiquei o código de um produto da Nivea para a área dos olhos que comprei recentemente. Note que o prazo já está bem apertado, no vidrinho diz que tenho que usar até setembro deste ano.

Os prazos de validade

A validade varia de cada produto, cada marca, mas há uma certa média entre diversos cosméticos e maquiagens. Confira:

  • Base, blush, iluminador, primer facial, pó facial, corretivo: validade de 2 a 3 anos.
  • Lápis de olhos e boca: cerca de 1 ano.
  • Máscara para cílios: de 6 meses a 2 anos, estourando.
  • Sombra: até 2 anos.
  • Primer para olhos: 6 meses a 1 ano.
  • Hidratantes (labial, facial e corporal): de 1 a 2 anos.
  • Produtos para área dos olhos (hidratante, creme antiidade e afins): 6 meses. Em raríssimas exceções, 1 ano.
  • Batom e gloss: de 1 a 2 anos.
  • Perfumes: 2 a 3 anos.
  • Demaquilantes: 6 meses a 1 ano.
* Produtos naturais costumam a ter a validade menor ainda, obviamente porque possuem menos conservantes e coisas do tipo
Em geral, maquiagens e cosméticos para o rosto tendem a durar mais. Maquiagens e cosméticos para os olhos e bocas, duram menos. Para os olhos principalmente.
Prolongando a validade e precauções

Maquiagens para o rosto são um pouco mais resistentes e se você conservar bem, pode até usar um pouco depois de terem passado da validade. Mas, de forma alguma ultrapasse 1 ano de uso após o vencimento. As chances de proliferar bactérias, fungos e dar algum problema sério no seu rosto é enorme, não se arrisque.

  • Para prolongar o prazo de validade de qualquer maquiagem, sempre mantenha longe do calor, luz excessiva e umidade. Umidade e temperaturas mais altas são basicamente as condições perfeitas para reações químicas, proliferação de fungos e bactérias.
  • Se você deixa suas maquiagens no banheiro, opte por guardá-las em gavetas, longe do sol e de onde o banheiro fica mais úmido. Ou então guarde dentro de uma caixa, maleta, bolsinha, tanto faz. O importante é que elas estejam protegidas de fatores externos como sol e umidade.
  • Dica importante: mesmo que queira conservar, se você tem um produto para área dos olhos que passou da validade, jogue fora. Os olhos são realmente muito sensíveis, as chances de acontecer algo grave é bem grande. Sempre dobre o cuidado com hidratantes/cremes para a área dos olhos, 80% deles perdem a validade depois de 6 meses e o resto, 1 ano. Passou disso, não pense MEIA VEZ antes de jogar fora. Rímel também é complicado, passou de 2 anos, vai para o lixo. Sombras costumam a durar mais, mas também não abuse.
  • Se você tem qualquer cosmético ou maquiagem que ultrapassou 5 anos, eu te obrigo a ir lá jogar fora.
Verificando o prazo do produto
Em muitas embalagens vem uma espécie de desenho de potinho no qual vem escrito um número como “6M”, “24M” e afins. Isso nada mais é que a quantidade de meses que o produto é válido. “6M” = 6 meses e por aí vai. Não é uma regra, mas muitos produtos tem isso e além de todas essas dicas, é mais uma pista para que saibamos a validade.
Saber de todas as “manhas” facilitou demais a minha vida, ainda mais porque eu sou meio maníaca com esse negócio de validade (vide o post das etiquetas). Se eu não tenho como saber meu olho direito pula, eu fico desesperada. Aliás, ficava, agora não mais.
About these ads

»

  1. MUITO BOM! ADOREI! CONSEGUI IDENTIFICAR, COM AS SUAS DICAS, TODAS AS DATAS DAS MINHAS MAQUIAGENS IMPORTADAS.. :)

    Responder
  2. Nyle,

    Não consigo identificar a validade dos produtos da Alima Pure. Como faço?
    Bjos!

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Se eu não me engano esses produtos 100% minerais da alima não tem data de validade, se você conservar adequadamente, longe de umidade, evitar usar pincel sujo em contato com o produto e tudo isso ele não estraga. Ao menos foi tudo que li sobre isso, mas em caso de dúvida acho que o SAC responde mais precisamente. Se nao me engano é isso mesmo (tomara que sim!!) beijos

      Responder
  3. A data no potinho aberto que vem em algumas embalagens indica a validade do produto depois de aberto.

    Responder
  4. Excelente matéria. Parabéns!!! ;)

    Responder
  5. Adorei a sua dica! Mas, o site internacional que vc indicou, eu não achei muito confiável. Comprei um batom da Mac e novembro de 2012′, na própria Mac de NY. Nele consta o código A62, que pela sua ótima informação, deve ter sido fabricado em junho do ano passado, o que faz todo sentido.
    Porém, ao jogar essa informação no cosmetic calculator, recebi uma mensagem me alertando que provavelmente o produto foi produzido há mais de 3 anos.

    Responder
  6. Nossa que legal isso. Estava na internet vasculhando tudo para achar esse site que você postou pois o endereço tinha perdido. Ele realmente ajuda muito, principalmente a ver a originalidade do produto e a data de validade pois quando compro por importação não vem e isso é muito ruim. Pena é que não existe verificação para a marca Jean Paul Gualtier, Carolina Herreira, Joop e Paco Habanne que são um dos meus preferidos mas tem o da Dior que é a minha atual compra. Como você mesma disse como a internet é maravilhosa, agora vai dar uma forcinha.
    Andei pesquisando e vi que a falsificação de perfumes está correndo solta na internet, e tem gente que garante que comprou perfume idêntico ao original com o mesmo vidro e caixa número de série da caixa igual ao número de série do frasco (…) mas que não era original, com certeza isso irá ajudar muito na hora que meu perfume chegar.
    Muito obrigado pelo post.

    Responder
  7. Adelma Mosmann

    Agradeço demais seus esclarecimentos sobre como verificar a data de validade de produtos.
    Consegui tirar minhas dúvidas. Vc ajudou demais.
    Bjs ;)

    Responder

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: